Bolívia - Sucre

 Sucre é espetacular. Foi a cidade que mais gostamos na Bolívia. Há muitos museus a conhecer, o centro é um charme, a cidade toda branca, várias opções de restaurantes, tranquilo andar a pé. 3 dias de estadia valem a pena.



Chegamos a Sucre de avião, pois a estrada que ligada Santa Cruz a Sucre é uma das piores da Bolívia e a viagem de ônibus duraria 10h.

Onde ficar: há várias opções de hoteis perto da praça central ou da recoleta, recomendamos ficar perto da praça central. Ficamos no Hostel Casarte Takumbamba. Quarto espaçoso e confortável, limpeza excelente, ótima localização. Só o café da manhã que poderia se rum pouco melhor. Ainda assim servem suco e fruta.

O que fazer:

- Praça 25 de Maio: Plaza 25 de Mayo
Essa é a praça principal da cidade e um bom ponto de partida para começar seu passeio pelo centro. Várias atrações de Sucre estão ali pelas redondezas, como museus e igrejas. Está sempre movimentada e tem bastante opções de restaurantes e cafés nos arredores.

- Museu de arte indígina: melhor museu de Sucre, conta a história e cosmovisão das etnias da região, como Jalq'a e Tarabuco através da arte produzida nos tecidos. É grande e merece meio dia para a visitação.
- Museo da Etnografia y Folklore
O museu da Etnografia e Folclore conta com exibições permanentes e temporárias. Dentre as exposições permanentes, pudemos conferir muitas vestimentas típicas das bolivianas, com chapéus, joias e acessórios cheios de vida. Um vídeo passava na sala, contextualizando a exposição e mostrando a evolução do vestuário ao longo do tempo.


- mirador de la Recoleta: La Recoleta
La Recoleta fica em uma parte alta da cidade, o que garante um bom visual de Sucre. Ali também encontramos uma feirinha de artesanato, um museu e o Mosteiro de San Francisco, de 1601. Tente ir no fim da tarde para pegar o pôr do sol.


- a Casa da Liberdade (onde Bolívar declarou a independência): Casa de La Libertad
Se você tiver que escolher apenas um museu/ atividade cultural dentre tudo o que fazer em Sucre, sugiro a Casa de La Libertad. Esse é o endereço da Proclamação da República da Bolívia, onde Simón Bolívar escreveu a primeira Constituição.
-Parque Cal Orck'o: Parque Cretácico
Nós adoramos esse passeio, afinal não é todo dia nem em todo lugar que podemos ver pegadas reais de dinossauros!Na entrada do parque nós encontramos uma linha do tempo mostrando a formação do planeta e o surgimento dos primeiros seres vivos. Lá dentro, podemos ver diferentes espécies de dinossauros em tamanho real.


Para chegar lá, você pode pegar o “Sauromóvil” que parte da Plaza 25 de Mayo (esquina com a Catedral) todos os dias às 9h30, 12h e 14h30.

ONDE COMER:
Nativa: restaurtante com pegada mais contemporânea e releitura de pratos locais.
Fiorin: restaurante mais tradicional.

Comentários