Bolívia - La Paz

 La Paz dispensa apresentações. Ainda assim, achamos a cidade muito peculiar e um tanto caótica.

O bairro mais "ocidental" é Sopocachi, aonde há várias opções de bares e restaurantese as ruas se assemelham um pouco às nossas. O resto da cidade é uma grande feira, com muitos ambulantes, vendedores de comida de rua.
Nos hospedamos no Hotel Sagarnaga no centro, na rua Sagarnaga - rua que também tem vários restaurantes bons. è uma opção para quem deseja fazer tudo a pé e não pegar transporte de Sopocachi até o centro.

Passeio pelo centro histórico




1.PRAÇA MURILLO: é na Praça Murillo onde se encontra os palácios do Governo e do Legislativo e a Catedral Metropolitana.l Curioso: relógio ao contrário. Por falar em Palácio do Legislativo, repare no relógio presente no edifício: ele roda ao contrário, ou seja, de maneira anti-horária.
A explicação é muito interessante. O relógio foi implantado em 2014 com o objetivo de conscientizar o povo que a Bolívia é uma nação do Sul, e não do Norte.
2. CATEDRAL METROPOLITANA
A segunda dica de o que fazer em La Paz é visitar a Catedral Metropolitana, a qual também está nos arredores da Praça Murillo.
3. CAlle Jaen
: bem pertinho da Praça Murillo está a Calle (rua) Jaén, outra das atrações de La Paz. Aliás, moradores dizem que se você quiser sentir o gostinho de como era a capital nos seus primórdios, deve visitar a rua.
Isso porque o local concentra um pouco das características coloniais de La Paz, já que foi construída no século 16.
Além disso, há outro fato interessante: com apenas 100 metros de extensão, a Calle Jaén é repleta de atrações, como café e, principalmente, museus como o costumbrista, museu casa Murillo, museu de ouro e pedras preciosas, museu de instrumentos musicais, Galeria Mamani.



- Museo nacional de etnografia e folclore: o melhor museu de La Paz, muitas explicações sobre as etnias. Também fica na calle Jaen

- Tiahuanaco: sítio arqueológico mais famoso da Bolívia. É preciso contratar o passeio com agência. Pagamos 80 BOB. Fica a 2h de La Paz. Fomos de domingo para evitar o trânsito.


- Valle de la Luna: formações rochosas antigas, da época em que havia água antes de os andes se formarem. Fica um pouco afastado, a 30 minutos de centro. Fomos de van.




Onde comer:
- sabor cubano, na calle Sagarnaga
- resutarantes dentro de hoteis, na própria região central
- bairro de Sopocachi

Comentários